Por que comprar produtos orgânicos?

Apenas um motivo não é suficiente para convencer alguém a consumir produtos orgânicos. Por isso preparamos uma lista com 10 motivos!

l. Proteger futuras gerações

Nós não herdamos a terra de nossos ancestrais, tomamos emprestada de nossos filhos” -Lester Brown. A criança recebe em média quatro vezes mais dano  de alimentos com pesticidas do que um adulto. As escolhas alimentares feitas agora, determinarão a saúde da geração futura.

2. Evitar a erosão do solo

O solo é a base da cadeia alimentar em jardinagem orgânica. Na agricultura convencional, contudo, o solo é mais utilizado como um meio para manter as plantas de modo a serem quimicamente fertilizadas. A estrutura do solo é negligenciada, o que pode futuramente arruina-lo.

3. Proteger a qualidade da água

A água compõe dois terços de nossa massa corporal e cobre três quartos do planeta. Pesticidas e outros produtos químicos contaminam amplamente os lençóis freáticos, os rios, e poluem nossas fontes de água potável.

4. Poupar energia

A indústria agrícola moderna consome mais petróleo do que qualquer outra indústria. Mais energia está sendo usada para produzir fertilizantes sintéticos do que para lavrar e cultivar naturalmente. A agricultura orgânica ainda é baseada em práticas intensivas de trabalho, tais como capina manual e adubação ecológica, mas ainda assim gasta menos recursos de energia do que a agricultura industrial.

5. Manter produtos químicos longe do seu prato

Muitos pesticidas e herbicidas foram patenteados muito antes de uma extensa pesquisa ligando-os ao câncer e outras doenças graves. Eles são venenos destinados a matar os organismos vivos e também podem prejudicar os seres humanos. Além do câncer, os pesticidas são causadores de defeitos congênitos e danos nos nervos.

6. Proteger os trabalhadores rurais

A saúde do trabalhador rural também é um problema grave nos lugares onde o uso de pesticidas é mal regulado. Em um ano, cerca de um milhão de agricultores são intoxicados por agrotóxicos.

7. Sem crueldade

Bem-estar animal é uma parte integrante e crucial padrões orgânicos. Os animais ficam soltos e se alimentam de pastagens orgânicas, garantindo carnes de qualidade.

8. Não oculta custos

Embora os alimentos orgânicos pareçam mais caros do que os outros alimentos, os preços dos alimentos convencionais não refletem os custos ocultos, tais como a regulamentação dos pesticidas e testes, eliminação de resíduos perigosos e limpeza de danos ambientais. Se os custos ocultos dos alimentos convencionais fossem aplicados, custariam mais do que o dobro do preço de alimentos orgânicos.

9. Promover a biodiversidade

O agricultor convencional utiliza da monocultura, o plantio de apenas um único alimento em grandes extensões de terra ano após ano. Este método deixa a solos pobres em minerais e nutrientes naturais, que têm de ser substituídos por fertilizantes químicos em quantidades crescentes. Monoculturas também são mais suscetíveis a pragas, tornando os agricultores mais dependentes de pesticidas. Insetos se tornaram geneticamente resistentes a certos pesticidas e apesar dos usos crescentes de produtos químicos, o que resulta em grandes quantidades de colheita perdida e muito veneno disperdiçado no solo. Os agricultores orgânicos se contentam com uma colheita menor, porém com mais qualidade. Eles também praticam a diversidade de plantações para adicionar saúde e energia ao solo.

10. É mais saboroso

A agricultura orgânica começa com a nutrição do solo, o que leva à nutrição da planta e, em última análise, o nosso paladar.